Gestão familiar: Como gerenciamos a Anacirema Transportes

A gestão familiar é uma realidade em diversos segmentos,  inclusive no setor rodoviário de cargas e, quando se trata desse tema, procuro compartilhar minha experiência pessoal na gerência da Anacirema Transportes, junto com minha irmã Anacelia.

Quando se trata de uma empresa familiar, é comum que a gestão seja baseada em valores como tradição, confiança e compromisso com a continuidade do negócio ao longo das gerações. Nesse quesito, eu e minha irmã administramos a Anacirema Transportes trabalhando em sinergia, agregando e somando nossas melhores competências e habilidades e focando no ideal comum, que é o sucesso do negócio. Creio que isso vale para qualquer segmento empresarial e o trabalho se torna muito mais prazeroso quando se é realizado com respeito.

O equilíbrio entre as relações precisa ser primordial em um ambiente corporativo regido por familiares, como é o meu caso. Atuar com profissionalismo, deixando de lado a hierarquia familiar dentro da companhia, eleva o espírito de equipe e reforça a nossa cultura organizacional, que é o que buscamos transmitir para todos que trabalham conosco na Anacirema.

Claro que desafios também podem surgir como em qualquer empresa, familiar ou não. O transporte rodoviário de cargas, como bem sabemos, passa por muitos desafios típicos do setor como investimentos em frota, manutenção, segurança e tecnologia, e o gerenciamento de uma transportadora ou qualquer outra empresa desse segmento, envolve a garantia e o preparo para manter a qualidade dos serviços prestados.

Por isso temos como um dos principais pontos para que essa co-participação familiar na nossa empresa funcione, saber equilibrar as relações pessoais com as profissionais, otimizando as estratégias dessa administração com confiança, resultando em tomadas de decisões eficientes.

Tenho visto empresas com gestão familiar crescerem e prosperarem, mas também vejo algumas delas acabarem por conta de ruídos e problemas pessoais que são levados para dentro do ambiente corporativo.

O fato é que uma empresa bem administrada, precisa de gestores competentes, capacitados, e que priorizem o negócio acima de tudo. Em nosso setor, onde a maioria das empresas possuem essa origem familiar, para crescerem, é necessário também a profissionalização. Se na família tiverem pessoas capacitadas e com visão empresarial clara, a gestão familiar pode ser mais funcional, justamente por possuírem essa aliança e afinidade.

Texto por José Alberto Panzan – Diretor da Anacirema Transportes